terça-feira, 13 de março de 2012

Sonic



Sair da minha casa, andar três quadras, entrar num teatro barroco e descobrir que meu lugar ficava a um metro e meio do palco, já era surrealmente bom. Agora, quando entrou o Thurston Moore e começou a tocar uma música lindíssima… Batata: Ataque de asma (sabe-se que quem está assim não pode ter emoções fortes, mas vai explicar o que é Sonic Youth pro meu pulmão…). Não sei se foi a falta de ar, mas música após música, eu ficava cada vez mais na dúvida, se aquele momento era um sonho ou um delírio. Quando percebi que era realidade, me senti tranquila… Porque sabia que se morresse ali, morria feliz…
Foi quando, numa pausa, Moore, começou a contar umas histórias da sua adolescência e umas piadinhas, com um jeito de quem anda leve e feliz… Quando dei por mim, estava rindo um monte, e… respirando! Foi como se o próprio Thurston Moore tivesse me acalmado (ou o antibiótico tivesse tido efeito).
No som que veio a seguir, passou simultaneamente um filme da minha vida, na minha cabeça. Depois lembrei dos amigos que estão longe e deu saudade. E tudo isso fez desta uma noite inesquecível. Nada mal para um dia que começou no hospital. Vida-montanha russa.
E então saí do teatro e aconteceu por alguns segundos: Esqueci o caminho de casa. Achei que estava em São Paulo.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Diário de Bordo


Depois de três anos no purgatório da adaptação imigrística (à la Odorico Paraguaçu), eis que reencontro meu eixo. Havia me perdido de mim mesma, do meu país, do meu marido, dos meus amigos, da minha música. Parece que fui abduzida. Agora, depois de tudo, tudo, tudo, dar errado. Começo a evoluir para dar certo.
Parece que este é o ciclo, não é? Não fui a primeira, nem a última.
Quando cheguei em Portugal (sem ter ideia de que viria a morar aqui), não entendia muito bem, porque todos diziam que eu estava ainda "fresquinha" na terrinha. Agora eu percebo. Muito bem. Se eu soubesse exactamente como seria o caminho, certamente teria fugido. Mas não me contaram. E foi assim que aconteceu.